quinta-feira, 18 de abril de 2013

As bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e da xenofobia de povos europeus ?

As bases históricas disso, se deve a teoria do eurocentrismo, ou seja,os europeus e sentiam superiores em relação aos demais povos por serem brancos, e por se acharem mais cultos,por isso mesmo ,subestimavam outros povos e suas culturas. 
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus. 

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuitochamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar à exclusão social e são o assunto deste artigo. 
Xenofobia, xénos: "estrangeiro"; é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país. 

A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do ingroup ou endogrupo em relação ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desenho de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza. Xenofobia pode também assumir a forma de uma "exaltação acrítica de outra cultura" à qual se atribui "uma qualidade irreal, estereotipada e exótica. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

Aluna Karina Carlos

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. chavi fiot, ajudou na aula de quimica

    ResponderExcluir
  3. Interessante a visão da autora; mas a ortografia e a pontuação precisa ser melhorada.

    ResponderExcluir
  4. puta merda me poupo 5min de pesquisa vlw

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu amor você me ajudou muito, mas tem que dar uma revisada na sua ortografia e nas pontuações.

    ResponderExcluir
  7. vc estuda no 3 b me diz pq eu estudo esse tema? alias qual escola vc ta?

    ResponderExcluir